sábado, 18 de julho de 2015

Review: Finding Neverland: The Album (Songs From The Broadway Musical)

  Bom dia leitores do PND! Como vocês estão? Faz um tempinho que o Blog está parado, por isso resolvi voltar com uma big postagem sobre uma trilha sonora que está tomando as rédias da minha vida ultimamente. Já faz um tempinho que um novo musical da Broadway estreou, chamado Finding Neverland, e não muito recentemente - no dia 8 de Junho precisamente - uma trilha sonora com as músicas do mesmo foi lançada. O álbum consiste nas canções do musical em versão pop, cantadas por artistas renomados e famosos da atualidade. Já fiz uma matéria sobre a música All That Matters, interpretada por Christina Perri assim que a mesma saiu, e agora farei uma resenha completa sobre o álbum. Essa postagem já estava praticamente pronta há quase um mês atrás e eu demorei para postá-la devido à alguns problemas pessoais, mas de certa forma foi bom porque como estou completamente apaixonado por cada uma das músicas - e em consequência, pelo musical em si - , isso me deu uma perspectiva completamente diferente das músicas e complementou bastante minhas análises. Finding Neverland me conquistou tanto e eu estou tão louco pelas músicas e pela história que posso dizer que agora já tenho um musical favorito. Prontos pra pegar a segunda estrela à direita direto até a luz do amanhecer? Vamos lá!





  O álbum começa com a emocionante Neverland, interpretada pela cantora Zendaya. Eu confesso que não imaginava que ela possuía uma voz tão doce, equilibrada e gostosa de ser ouvida. A música acompanha belos corais de fundo com um piano e orquestra característicos. Achei uma surpresa e tanto colocar uma cantora tão jovem e não marcante no mundo musical para abrir o álbum. Mas apostaram e acertaram bem. Enquanto ela canta "we're closing now to finding neverland", você já consegue sentir a magia do álbum te dominando, e o mesmo é realmente assim: parece que todas as músicas são repletas de mágica. A segunda música, Stronger, é cantada pela cantora Kiesza. Ela é um dos nomes em ascensão da música eletrônica e foi a primeira vez que ouvi o trabalho da mesma. Me apaixonei pela voz e pelos tons altos em voz de cabeça que ela faz na música, e já fui conferir o ao vivo pra saber se ela tem mesmo essa voz toda. Fiquei positivamente surpreso. A letra é forte e tem bastante atitude, numa pegada mais pop misturada a teclados sintetizados e coros de fundo. A mesma foi lançada como single e ganhou um clipe para promover o álbum. Confira abaixo:






  Believe, a terceira música, é interpretada pelo ex-Jonas Brother Nick Jonas. Não fiquei muito impressionado com a performance vocal dele porque a mesma está repleta de sintetizadores, mas a letra e o ritmo são muito a cara de musicais da Broadway mesmo. Fui conferir uns vídeos do musical para saber se quem sabe ela ficasse melhor na performance dos próprios atores, e eu certamente posso afirmar que sim. Não estou dizendo que Nick fez um mal trabalho. É só que certas músicas não foram feitas para ganhar uma adaptação pop. A quarta música, When Your Feet Don't Touch The Ground, é interpretada por uma das minhas queridinhas nenecas do momento, Ellie Goulding, que já havia me conquistado com sua performance na trilha de Fity Shades Of Grey com o masterpiece single Love Me Like You Do. Dessa vez, ouvimos uma Ellie mais doce e frágil, cantando uma balada com a sua voz singular carregada de emoção. Tenho certeza que é um dos momentos em que choraremos ao assistir ao musical. Amo músicas desse estilo, com instrumentais simples e letras poderosas. É com certeza uma das masterpieces do álbum, para ser ouvida em todo e qualquer momento. A letra é bem emocionante e fala sobre uma reflexão do passado, sobre uma época em que tudo era mais fácil e feliz. Não consigo parar de ouví-la por causa da letra e porque estou viciado na Ellie ultimamente.

  A quinta música, Circus Of Your Mind, que é interpretada por Paloma Faith veio pra agitar o álbum novamente. Com uma ótima performance vocal e um coral de acompanhamento genial, já podemos imaginar essa música sendo interpretada por algum dos vilões da história. Assim como Believe, é uma música que tem bem cara de musical mesmo. Logo após temos o primeiro dueto do álbum, What You Mean To Me, interpretado por Trey Songz e Jennifer Lopez. Eu particularmente detesto a tão adorada JLo mas ela vai tocar bastante tempo nos meus ouvidos porque eu simplesmente me APAIXONEI pela música. Bem sério. As vozes dela e do cantor Trey Songz simplesmente se entrelaçam numa dança perfeita de tons suaves que são um carinho aos ouvidos, fora a letra, que é maravilhosa. A música ainda conta com a clássica frase "segunda estrela à direita, direto até o amanhecer", citação que todo fã de Peter Pan que se preze sabe o que significa. Masterpiece do álbum, com certeza, a segunda na ordem da tracklist. Peça simplesmente genial. Logo após temos o segundo dueto, Are We Gonna Play?, comandado pela poderosa voz de Rita Ora, acompanhada dos raps de Sage The Gemini. A música é boa, só ainda não consegui visualizar onde a mesma entraria no musical. Talvez a versão desta tenha ficado "rádio" demais, não de um jeito ruim, muito pelo contrário. Adorei o estilo Pop/R&B da canção, tornando o álbum ainda mais convidativo e gostoso de se ouvir.

  A oitava música, Anywhere But Here, é comandada por ninguém menos que a grande e respeitada Christina Aguilera. Com sua voz grave e poderosa, ela sabe como comandar uma balada nos mínimos detalhes. Eu sou suspeito pra falar dela (parece que tenho coisa com Christinas, na quinta série eu odiava uma professora chamada Christina) porque sou completamente apaixonado por seu controle vocal. E o jeito em que ela dança com sua voz nessa melodia triste com uma ponta de esperança só me fez aumentar ainda mais minha admiração por ela. Que controle! Que segurança! Dá-lhe Xtina! Sempre mostra a que veio! A terceira masterpiece do álbum, com toda certeza. A nona música, Beautiful Day, é interpretada por outra lenda, o cantor Jon Bon Jovi. A música também é daquelas que só de ouvir você já constata que foi retirada de um musical. O instrumental é bem menos carregado de sintetizadores e mais completo de instrumentos puros, e ainda conta com um solo de guitarra. Imaginem uma música da banda de Jon em uma peça de teatro sobre Peter Pan? Imaginaram? Pois então, é o que vocês encontram aqui. A décima canção e uma das minhas favoritas do álbum é interpretada pelo talentosíssimo grupo de a ccapella Pentatonix. Stars é com certeza uma das melhores apostas do cd. Eu sou completamente fascinado pelo que o pessoal do Pentatonix é capaz de fazer com a voz, e somado à letra incrível dessa música cuja qual eu estou bastante apaixonado, não posso evitar de ter tremeliques a cada vez que a ouço. Com certeza é um dos pontos mais fortes do álbum.

  A décima primeira canção, My Imagination é liderada pelo cantor John Legend. Uma canção bem simples, comandada por uma arpa, efeitos eletrônicos e a voz singular de John, não é uma das que mais chamam a atenção no álbum, mas ainda assim é muito linda. Logo após temos Something About This Night interpretada por Gary Barlow, membro da banda Take That e co-compositor da maioria das músicas do musical, e We Own The Night, interpretada por Matthew Morrison, um dos atores principais da produção. Ambas as canções estão em roupagem de musical e você também consegue perceber que são músicas retiradas do mesmo.

  Finalmente chegamos à quarta e última masterpiece do álbum e minha favorita de todas, a minha tão querida All That Matters, interpretada por Christina Perri. Já fiz uma análise sobre essa música em uma outra postagem exclusiva só pra ela (você pode ler clicando aqui), mas vou repetir o que já escrevi anteriormente: a música é bem o usual da Ceeps, piano característico, vocais doces e uma letra poderosa. A melhor de todo o álbum, e não estou dizendo isso só porque sou fã da Christina. Comparado à questão de vocais, letra e arranjos, acho que não tem nenhuma música mais mágica que essa. Finalmente chegamos ao fim do álbum com If The World Turned Upside Down, interpretado pela banda Goo Goo Dolls. Em clima de musical mas com um toque característico da banda de rock e uma letra repleta de esperança, a faixa encerra a história de Finding Neverland deixando um "gostinho de quero mais" para o ouvinte.


  Finding Neverland já é um sucesso de bilheteria do ano de 2015 nos teatros dos Estados Unidos, e recentemente estreou com tudo na Broadway oficialmente. Como eu disse antes, acho que já posso afirmar que é o meu musical favorito. Estou apaixonado pela história, pelas músicas, pelas interpretações, apresentações, elenco, enfim, fui completamente fisgado! Ontem, dia 17 de Julho, foi finalmente em nome de Jesus liberado o álbum do score oficial do musical no iTunes, interpretado pelo elenco original e com os arranjos oficiais das músicas. Em breve farei uma postagem sobre o mesmo, e prometo que não vai demorar tanto quanto essa demorou! Por hora, fiquem com um gostinho do que vem por aí no vídeo abaixo! Até a próxima!



 When Your Feet Don't Touch The Ground por Matthew Morrison e Aidan Gemme

Nenhum comentário:

Postar um comentário